quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vila Viçosa, Évora, Portugal


Vila Viçosa é mais uma vila, do distrito de Évora, que vale a pena conhecer.

Nesta vila está construído o Paço Ducal de Vila Viçosa, sede da sereníssima Casa de Bragança, uma importante família nobre portuguesa que se tornou Casa Reinante em Portugal a 1 de dezembro de 1640, quando D. João IV foi aclamado Rei de Portugal.

Foi neste palácio que o Rei D. Carlos, penúltimo rei de Portugal, dormiu a sua última noite antes de ser assassinado, em 1 de Fevereiro de 1908 (conservando-se intactos desde então os seus aposentos, confesso que achei a cama tão pequena…).

O Paço Ducal está aberto a fabulosas visitas guiadas onde se ficam a conhecer detalhes dos nobres que habitaram o Paço e a história de Vila Viçosa. Adorei visitá-lo: é lindo!!!

Vila Viçosa, atualmente, aposta no turismo mas a principal atividade económica ainda se sustenta na indústria de extracção e transformação do mármore. O mármore de Vila Viçosa é reconhecido a nível mundial, e Vila Viçosa é conhecida a nível nacional como Capital do Mármore.

Em Vila Viçosa existe um belíssimo castelo medieval com um fosso. Atualmente, podemos aí visitar o Museu da Caça e o Museu de Arqueologia. Enfim, o melhor é mesmo visitar Vila Viçosa… aqui ficam algumas fotografias…

Detalhe do Paço Ducal, destacando-se a estátua equestre de D. João IV, escultura realizada por Francisco Franco que, também, projetou o conhecido Cristo Rei de Almada. 
No topo do grande terreiro, o Paço Ducal.
A entrada de um grupo de turistas no Paço Ducal, para visita guiada. 
O acesso principal no Paço Ducal, faz-se através de um grande vestíbulo onde se encontra uma belíssima escadaria, em mármore. 

As paredes da escadaria estão cobertas com marmoreados e pintura mural, seiscentista, representado a Tomada de Azamor. 

Após várias pesquisas, apurei que D. Jaime Duque de Bragança terá assassinado a sua 1.ª esposa, por ciúmes.

Quer o povo, quer a nobreza, consideravam a esposa inocente pelo que, D. Jaime, era visto como o vilão. Para esquecer o cruel assassinato que praticara, D. Jaime tentou empreender um grandioso feito, designadamente a conquista de Azamor, em África. 

Diz-se que, após estabelecido o cerco a Azamor e alguns combates, os habitantes abandonaram a cidade e o D. Jaime é congratulado pelo Papa por ter conquistado mais um triunfo frente aos infiéis. 
Jardins do Paço 
Igreja dos Agostinhos. Fundada no século XIII e reconstruída no século XVII. Estilo Barroco. Monumento Nacional.  
Igreja de S. Bartolomeu fundada em 1636. Também é conhecida por Igreja de S. João Evangelista. 
Fonte da Praça da República em Vila Viçosa. Feita em mármore, com várias bicas. 
Públia Hortênsia de Castro nasceu em Vila Viçosa, no ano de 1548. 

Escritora, Teóloga e Filósofa. Dotada de brilhante inteligência e capacidade de estudo, aos 17 anos assombrava os seus professores com a sua capacidade de raciocínio. 

Em 1581, consagrou-se a Deus e entra no Convento do Menino Jesus da Graça, em Évora. Na clausura conventual faleceu em 1595, com 47 anos. 

Por curiosidade, calipolense é aquele é natural de Vila Viçosa, nome gentílico da antiga Calipolis, histórica Vila portuguesa do interior alentejano, assim designada pelos romanos pela sua beleza.

O Castelo de Vila Viçosa está situado na freguesia da Conceição, em Vila Viçosa. Ergue-se sobre uma bela colina, com grandes muralhas.

Ao longo da história portuguesa, o castelo foi sendo palco de algumas resistências a invasores, por exemplo, quando da guerra da restauração, em que Portugal tentou livrar-se do jugo castelhano, Vila Viçosa resistiu vitoriosa ao assalto das tropas castelhanas sob o comando do marquês de Caracena, batidas em seguida, em local próximo, pelas tropas portuguesas sob o comando do marquês de Marialva, na batalha de Montes Claros, em1665. 

Monumento Nacional


Dentro do Castelo, eleva-se a igreja matriz, sede da primeira paróquia da vila, e que hoje é o importante Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, proclamada padroeira de Portugal em 25 de março de 1646, pelo rei D. João IV. 

Recordo que foi com a aclamação de D. João IV Rei de Portugal que a Casa de Bragança se torna casa reinante em Portugal, em 1 de dezembro de 1640.

O Castelo tem um fosso, com uma porta levadiça. Na fotografia não se vê bem, porém, como pretendo lá voltar… pode ser que brevemente a substitua por uma mais visível. 

Localização de Vila Viçosa no mapa de Portugal  (Wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário