sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Maputo, a cidade e a vida


Chegados à cidade, percebemos de imediato que foi muito bem projetada. É uma cidade ampla, com largueza, cheia de vida.

O parque automóvel é novo, como se poderá ver nas fotografias. Segundo a nossa guia, são importados do Japão, a maioria em segunda mão.

Os cartões para os telemóveis são vendidos na rua, os vendedores usam um colete laranja florescente. É junto destes vendedores que, também, se reforçam com dinheiro os cartões dos telemóveis. É um sistema interessante, diferente do carregamento via multibanco a que estamos habituados, mas que funciona.



Em frente ao Mercado Municipal. O interior do mercado é de visita obrigatória. Ali, vendem-se especiarias, frutos secos, tecidos, fruta... Nós comprámos piri-piri malandro, amendoins e caju.

Na Avenida Julius Nyerere, está localizado o Dolce Vita onde degustei a minha primeira refeição em Maputo. É um Café muito bem decorado, muito agradável e com uma ementa variada. Atualmente, também é uma casa de sushi, com jazz ao vivo. 




Ainda na mesma avenida, está situado o cinema Xenon.

A circulação automóvel...


O parque automóvel

Detalhe do trânsito, na Av. 24 de Julho.

As belíssimas árvores (ainda na Av. 24 de Julho)




O Polana Shoping Center na Av. 24 de Julho.



O riquexó (triciclo motorizado) do Hotel Cardoso, em frente ao hotel, que fica situado na Avenida dos Mártires de Mueda.


É um pequeno veículo à disposição dos clientes para passear pela cidade. O passeio pela cidade nestes triciclos motorizados é muito giro.

O famoso Chapa. Este está vazio. Mas levam muita gente. O Chapa assegura o transporte de passageiros em Maputo. Pareceu-me ser o transporte público mais utilizado que, aliás, dentro da cidade, além dos riquexós motorizados e táxis, não vi outros transportes públicos. Estes Chapas fazem o trabalho dos nossos autocarros.

As construções.


Veja-se a mensagem postada na árvore, revelando preocupação com a acumulação de lixo nas ruas (para os lados do mercado do peixe).

Vêem-se muitas residências com guarda, segurança.


Por falar em segurança, a maior parte dos prédios e casa, têm as janelas e portas revestidas com fortes grades.


A vista que temos, para lá das grades, aqui de dentro para fora, numa varanda.




A proteção dos muros...

Mesmo neste estado, uma belíssima vivenda.



As belíssimas acácias espalhadas por Maputo...


Uma grande mangueira, cheia de mangas, ainda verdes. Vêem-se muitas em Maputo.

Detalhes do interior do jardim de uma residência
As flores, com cores vivas e maravilhosas...




1 comentário: