terça-feira, 30 de abril de 2013

Xai Xai, Gaza, Moçambique

Da Praia do Bilene a Xai Xai são, mais ou menos, 96 KmContinuámos a viagem na EN 1. Xai Xai é a capital da província de Gaza e é banhada pelo rio Limpopo, conhecido por provocar grandes cheias em anos muito chuvosos. Assim que atravessamos a ponte começamos a entrar na cidade.

Xai Xai tem muita vida e muito movimento. É atravessada por uma estrada alcatroada em bom estado. As ruas transversais e paralelas são em terra. Ao longo dessa estrada alcatroada há muito movimento.

Xai Xai é bem diferente de Maputo, não tem edifícios tão altos, não tem tanto movimento de automóveis, enfim, não é uma cidade tão cosmopolita como Maputo. Xai Xai tem muito encanto, sentimo-nos mesmo em África. Durante o nosso passeio, não vi mais europeus, além de nós.

Os edifícios públicos estão muito bem conservados:





Tomámos o pequeno almoço no restaurante Kaya Ka Hina e eu não resisti a dar uma vista de olhos na ementa do almoço:




O bulício da cidade:












Numa zona mais afastada da estrada principal, um reservatório de água:


Dentro de uma cozinha, um fogão a lenha, onde se cozinha toda a comida:

No canto da cozinha, o indispensável pilão que serve para moer os grãos de cereal, geralmente milho ou sorgo, também conhecido por mapira. É o 5.º cereal mais importante do mundo e é a base da alimentação de muitos africanos.  O Pilão, normalmente, é feito de um tronco escavado. Este é uma peça única. Encostado ao canto da parede está o "pau do pilão" que, geralmente, é feito de uma madeira mais rija. É uma peça muito bonita. 


As sempre presentes mangueiras, cheias de mangas, ainda verdes....

As indispensáveis osgas, que vão comendo os mosquitos e outros insetos, que podem ser muito desagradáveis (o repelente que usei foi muito útil e eficaz)...



Uma sala de aula:



A escola profissional de Inhamissa, em Xai Xai:






As belíssimas acácias, de cor vermelha, penso que são estas as que também são chamadas de flor do paraíso...



A planície da bacia do rio Limpopo, a perder de vista...


2 comentários: